Naruto Konoha no Michi
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

+3
Tsuruga
Besserk
Loki Shiro
7 participantes

Ir para baixo

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Empty Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

Mensagem por Loki Shiro Seg maio 23, 2011 6:00 pm

Tsuruga escreveu:Criei este tópico com o intuito de ajudar todos aqueles que querem mexer no Photoshop, mas não possuem ideia alguma do que fazer. Ou até mesmo para quem já tem um conhecimento básico e quer aprender alguma coisa nova - ou não.

Vou tentar explicar tudo detalhadamente, pq eu sei como é ruim pegar um tutorial e não saber como fazer as coisas que o cara tá explicando. Então, caso não tenham entendido alguma coisa, só postarem aqui que eu ou qualquer outro designer irá te ajudar sem problemas.

Então, vamos lá =D

Dando uma melhorada na qualidade da render

Uma das coisas que sempre (sempre mesmo) faço em meus jobs, no início, é melhorar um pouco a qualidade da render. Como fazer isso?

- Duplique a camada da render (ctrl+j), vá em Filter > Blur > Gaussian Blur e deixe a Radius em 2,0 pixels. Tendo feito isso, dê OK, mude a blendagem da camada para Soft Light - se quiser, pode mudar a opacidade ao seu gosto - e junte as duas camadas (ctrl+e)

Resultado (antes e depois, respectivamente)

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Akira1Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Akira2

Como podem ver, apesar de ser uma coisa simples de se fazer, o resultado é bem agradável. Pelo menos eu acho, risos.

Background (BG)

No BG, uma coisa que gosto muito de utilizar - e falam que uso em excesso até xD - são C4Ds e Texturas (você pode encontrá-las no deviantART, por exemplo). Como usá-las?

- Procure por uma que combine com o job e mude sua blendagem até achar uma de seu interesse. Caso o resultado tenha ficado forte demais, você pode alterar a opacidade ou até mesmo apagar algumas partes desagradáveis.

Resultado (antes e depois, respectivamente)

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Bg1a
Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Bg2zr

OBS: No job acima, usei uma textura com Color Burn de Blendagem com 100% de opacidade, e usei novamente a mesma textura só que com Overlay de Blendagem e a opacidade de 50%.

Job claro demais!


As vezes, você está lá, no photoshop, todo feliz, fazendo o seu amado job. Quando, de repente, você se toca de que ficou... "CLARO DEMAIS, OMG!!! MEUS OLHOS DDDD8 FUDI MEU JOB T.T"

Calma, tio, não fudeu não ;-; Ou pelo menos podemos tentar melhorar isso e diminuir a claridade. Mas como fazer isso?

- Tá vendo a caixa onde ficam as layers do seu job, não é? Notou que na base dela, há uma bolinha metade branca e metade preta? Clique nela e selecione a opção Gradient Map. Em seguida, clica na setinha ao lado da caixa de cores e escolha a que tem as cores: Preto e Branco. Tendo feito isso, dê OK e mude a blendagem para Multiply, variando a opacidade até bendita claridade ficar reduzida e você conseguir enxergar normalmente... e claro, que fique com um resultado agradável =D

- Caso ainda tenha ficado claro demais, sugiro que faça o seguinte: aperte "B" e selecione o seguinte brush: Soft Round Brush com um tamanho ao seu gosto e com a cor preta selecionada. Clique nas partes do seu job onde a claridade está e mude a blendagem para Soft Light, mexendo na opacidade ao seu gosto.

- Caso ainda não tenha dado certo... Bem, sugiro que refaça o job :{ Provavelmente, a situação deve estar tensa e seria bom que você consultasse um oftalmologista ;o;

Resultado (antes e depois, respectivamente)

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Ichigow
Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Ichigo2
Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Ichigo3


Rosto pálido demais

Durante um job, é até normal que você acabe usando uns efeitos que acabam deixando a pele da render branca (pálida) demais e tal. Nesses casos, uma coisa pode ser feita para amenizar o problema.

- Novamente abra a opção de Gradient Map (expliquei no tópico anterior como se faz) e desta vez pegue as cores laranja e azul-escuro, que tem lá. Dê ok, mude a blendagem para Soft Light e mude a opacidade até ficar com um resultado agradável e o problema tiver sido resolvido ou amenizado. É provável que fazendo isso, o job todo acabe ficando meio alaranjado, por isso, pegue uma borracha, diminua a opacidade da mesma e apague as partes em que ficou laranja demais!

Resultado (antes e depois, respectivamente)

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Girl1m
Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Girl2h

Background (BG) Alternativo

Caso não queria fazer um BG somente com C4Ds e Textures, você pode fazer o seguinte:

- Abra a render, duplique-a (ctrl+j) várias vezes e espalhe-a pelo espaço da sign. Feito isso, junte tudo (ctrl+e) e aperte "R" - para pegar a ferramenta Smudge. Agora: BORRE TUDO

Borre do jeito que achar melhor ou até você achar que ficou bonitinho :3 Terminado, você pode duplicar a camada (ctrl+j) e fazer o seguinte: Vá em filter, distort, wave e clique em randomize até aparecer um que te agrade. Dê OK, mude a blendagem para Linear Dodge - ou alguma outra que te agrade - e, se quiser, borre mais ainda para ficar mais legal \o/

Pra finalizar, você pode adicionar uma Textura ou alguma C4D e mudar a blendagem, opacidade e apagar as partes que tu não gosta. E pronto, vc fez um BG simples :3 Meu conselho é que continue mexendo no BG até você conseguir um efeito agradável ^^

Sugestão para efeitos: Spatter (Filter; Brush Strokes; Spatter)
Film Grain (Filter; Texture; Film Grain)
Dry Brush (Filter; Texture; Dry Brush)

Resultado

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Altern

Mexendo nas Cores


Você pode mexer nas cores do seu job para deixá-lo mais quente, mais frio, mais atraente etc. E para fazê-lo, é bem simples:

- Vá naquela bola metade branca e metade preta de novo, e escolha a opção Selective Color. Note que há uma caixa de colors e, ao clicar nela, várias outras cores aparecem. Clique em uma cor de seu interesse e mude sua intensidade, fazendo tudo sempre ao seu gosto, viu?! =D

Resultado (antes e depois, respectivamente)

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Chrona
Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Chrona2

OBS: No job acima, usei o Selective Color para aumentar a intensidade da cor preta e dar um pouco mais de brilho para o job =)

Foco

Uma coisa legal de se fazer é dar um foco de iluminação ao seu job. Essa parte, infelizmente, é uma das partes mais complicadas de se aprender. Pq nem sempre o efeito utilizado fica legal. Uma outra coisa que tem de se ver atentamente, é de onde a luz parece vir e lá colocar o seu foco. Como isso varia de imagem para imagem, de job para job, não há algo que eu possa ensiná-los que irá funcionar 100% das vezes >/

- Vamos usar de exemplo esse job aqui:
Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Randomh

- Note que há sombras na região do pescoço, ombros e um pouco no canto inferior esquerdo do rosto dela. Isso só indica que a luz vem de cima e do lado direito - se eu não me engano, claro OUAWHEAW XD. Sendo assim, vamos lá: Dê apply image (ctrl+alt+shift+e), vá em Filter; Render; Lighting Effects. Ao lado de Light Type, mude para Omni e ajuste o tamanho da bola de luz para um de seu gosto. Agora, arraste (segurando na bolinha branca do meio) para o local de onde a luz vem e dê OK. Para finalizar, mude a opacidade da camada para mais ou 32%~40% e você poderá perceber que agora seu job tem um foco de luz =D

Resultado

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Random2


Conseguem perceber a diferença de antes para depois? Dá pra perceber que na região da cabeça dela, agora, tá mais iluminado/focado. Mas lembre-se, antes de fazer essa etapa, procure descobrir de onde vem a luz, viu? u_u


Algumas C4Ds e Texturas

Tava conversando com o Val sobre alguns efeitos que eu costumo usar nos meus jobs e ele pediu para que eu postasse algumas aqui. Aí com isso, decidi fazer um arquivo com algumas que eu costumo usar bastante. Espero que gostem.
OBS: Se tiver vírus a culpa não é minha D:

- C4Ds e Texturas - Download

Então, pessoal, por enquanto é isso. Espero que o tutorial possa ajudar aqueles que pretendem começar a mexer no photoshop e que vcs/eles consigam fazer jobs muito fodas Qualquer dúvida, como já falei, é só postar aqui e nós, Designers, responderemos na medida do possível.

E ah, por favor, desabilitem as assinaturas aqui senão vai ficar tenso pra carregar ;-;

Boa Sorte a todos =)

Att. Tsuruga.

gostei muito desse tuto , espero que ajude a alguns. (comentem cheers )
Loki Shiro
Loki Shiro
Morador
Morador

Masculino
Número de Mensagens : 27
: 3460

Registro do Ninja
Clã:
Chakra Elemental:
Rank Ninja: Estudante da Academia Estudante da Academia

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Empty Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

Mensagem por Besserk Qui maio 26, 2011 5:31 pm

Ótimo, mas alguém pode traduzir isso, porque meu Photoshop é em Português ai eu me lasco em Tutoriais.
Besserk
Besserk
Samurái
Samurái

Masculino
Número de Mensagens : 9775
: 2276

Registro do Ninja
Clã: Inuzuka Inuzuka
Chakra Elemental: Fuuton (Vento) Fuuton (Vento)
Rank Ninja: Chuunin Chuunin

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Empty Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

Mensagem por Tsuruga Seg Jun 27, 2011 2:20 pm

Gostaria de saber por que meu tutorial foi publicado neste fórum sem minha permissão =) Eu normalmente não ligo pra essas bobeiras, desde que me peçam permissão... o que não foi o caso.
Tsuruga
Tsuruga
Ativo
Ativo

Masculino
Número de Mensagens : 2
: 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Empty Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

Mensagem por Yamato Seg Jun 27, 2011 2:26 pm

cara, Relaxa pow, ele até colocou seu nome ali dizendo que os creditos era seu manoo. aff vey .
Yamato
Yamato
Morador
Morador

Masculino
Número de Mensagens : 66
: 3119

Registro do Ninja
Clã: Senju Senju
Chakra Elemental: Suiton (Água) Suiton (Água)
Rank Ninja: Gennin Gennin

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Empty Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

Mensagem por Louise-chan Seg Jun 27, 2011 2:32 pm

De qualquer forma,bom tuto Tsu *-*
Apesar do meu PS tar em PT dá para entender o que é o que,vai ajudar eu pra fazer alguma coisa õ/
Louise-chan
Louise-chan
Senhor Feudal
Senhor Feudal

Feminino
Número de Mensagens : 14267
: 505

Registro do Ninja
Clã: Uzumaki Uzumaki
Chakra Elemental: Doton (Terra) Doton (Terra)
Rank Ninja: Chuunin Chuunin

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Empty Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

Mensagem por Tsuruga Ter Jun 28, 2011 8:11 pm

Colocou os créditos só que sequer falou comigo ._. Isso foi... desagradável. Mas tá ok, contanto que ajude. Boa sorte pra quem for usar~
Tsuruga
Tsuruga
Ativo
Ativo

Masculino
Número de Mensagens : 2
: 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Empty Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

Mensagem por Samuel AMV Qua Set 14, 2011 9:34 pm

Naruto não e Corinthians ele e flamengo
Samuel AMV
Samuel AMV
Ativo
Ativo

Masculino
Número de Mensagens : 1
: 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Empty Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

Mensagem por Ushio Hisashi Qua Set 14, 2011 11:13 pm

Muito bom o tuto!Agora sei mais macetes do PS!Quem quiser que poste tutos do Paint,podem falar comigo por MP.
Ushio Hisashi
Ushio Hisashi
Shinobi
Shinobi

Feminino
Número de Mensagens : 1210
: 1648

Registro do Ninja
Clã: Kaguya Kaguya
Chakra Elemental: Fuuton (Vento) Fuuton (Vento)
Rank Ninja: Gennin Gennin

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg ) Empty Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos