Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )
+3
Tsuruga
Besserk
Loki Shiro
7 participantes
Página 1 de 1
Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )
Tsuruga escreveu:Criei este tópico com o intuito de ajudar todos aqueles que querem mexer no Photoshop, mas não possuem ideia alguma do que fazer. Ou até mesmo para quem já tem um conhecimento básico e quer aprender alguma coisa nova - ou não.
Vou tentar explicar tudo detalhadamente, pq eu sei como é ruim pegar um tutorial e não saber como fazer as coisas que o cara tá explicando. Então, caso não tenham entendido alguma coisa, só postarem aqui que eu ou qualquer outro designer irá te ajudar sem problemas.
Então, vamos lá =DDando uma melhorada na qualidade da render
Uma das coisas que sempre (sempre mesmo) faço em meus jobs, no início, é melhorar um pouco a qualidade da render. Como fazer isso?
- Duplique a camada da render (ctrl+j), vá em Filter > Blur > Gaussian Blur e deixe a Radius em 2,0 pixels. Tendo feito isso, dê OK, mude a blendagem da camada para Soft Light - se quiser, pode mudar a opacidade ao seu gosto - e junte as duas camadas (ctrl+e)
Resultado (antes e depois, respectivamente)
Como podem ver, apesar de ser uma coisa simples de se fazer, o resultado é bem agradável. Pelo menos eu acho, risos.
Background (BG)
No BG, uma coisa que gosto muito de utilizar - e falam que uso em excesso até xD - são C4Ds e Texturas (você pode encontrá-las no deviantART, por exemplo). Como usá-las?
- Procure por uma que combine com o job e mude sua blendagem até achar uma de seu interesse. Caso o resultado tenha ficado forte demais, você pode alterar a opacidade ou até mesmo apagar algumas partes desagradáveis.
Resultado (antes e depois, respectivamente)
OBS: No job acima, usei uma textura com Color Burn de Blendagem com 100% de opacidade, e usei novamente a mesma textura só que com Overlay de Blendagem e a opacidade de 50%.
Job claro demais!
As vezes, você está lá, no photoshop, todo feliz, fazendo o seu amado job. Quando, de repente, você se toca de que ficou... "CLARO DEMAIS, OMG!!! MEUS OLHOS DDDD8 FUDI MEU JOB T.T"
Calma, tio, não fudeu não ;-; Ou pelo menos podemos tentar melhorar isso e diminuir a claridade. Mas como fazer isso?
- Tá vendo a caixa onde ficam as layers do seu job, não é? Notou que na base dela, há uma bolinha metade branca e metade preta? Clique nela e selecione a opção Gradient Map. Em seguida, clica na setinha ao lado da caixa de cores e escolha a que tem as cores: Preto e Branco. Tendo feito isso, dê OK e mude a blendagem para Multiply, variando a opacidade até bendita claridade ficar reduzida e você conseguir enxergar normalmente... e claro, que fique com um resultado agradável =D
- Caso ainda tenha ficado claro demais, sugiro que faça o seguinte: aperte "B" e selecione o seguinte brush: Soft Round Brush com um tamanho ao seu gosto e com a cor preta selecionada. Clique nas partes do seu job onde a claridade está e mude a blendagem para Soft Light, mexendo na opacidade ao seu gosto.
- Caso ainda não tenha dado certo... Bem, sugiro que refaça o job :{ Provavelmente, a situação deve estar tensa e seria bom que você consultasse um oftalmologista ;o;
Resultado (antes e depois, respectivamente)
Rosto pálido demais
Durante um job, é até normal que você acabe usando uns efeitos que acabam deixando a pele da render branca (pálida) demais e tal. Nesses casos, uma coisa pode ser feita para amenizar o problema.
- Novamente abra a opção de Gradient Map (expliquei no tópico anterior como se faz) e desta vez pegue as cores laranja e azul-escuro, que tem lá. Dê ok, mude a blendagem para Soft Light e mude a opacidade até ficar com um resultado agradável e o problema tiver sido resolvido ou amenizado. É provável que fazendo isso, o job todo acabe ficando meio alaranjado, por isso, pegue uma borracha, diminua a opacidade da mesma e apague as partes em que ficou laranja demais!
Resultado (antes e depois, respectivamente)
Background (BG) Alternativo
Caso não queria fazer um BG somente com C4Ds e Textures, você pode fazer o seguinte:
- Abra a render, duplique-a (ctrl+j) várias vezes e espalhe-a pelo espaço da sign. Feito isso, junte tudo (ctrl+e) e aperte "R" - para pegar a ferramenta Smudge. Agora: BORRE TUDO
Borre do jeito que achar melhor ou até você achar que ficou bonitinho :3 Terminado, você pode duplicar a camada (ctrl+j) e fazer o seguinte: Vá em filter, distort, wave e clique em randomize até aparecer um que te agrade. Dê OK, mude a blendagem para Linear Dodge - ou alguma outra que te agrade - e, se quiser, borre mais ainda para ficar mais legal \o/
Pra finalizar, você pode adicionar uma Textura ou alguma C4D e mudar a blendagem, opacidade e apagar as partes que tu não gosta. E pronto, vc fez um BG simples :3 Meu conselho é que continue mexendo no BG até você conseguir um efeito agradável ^^
Sugestão para efeitos: Spatter (Filter; Brush Strokes; Spatter)
Film Grain (Filter; Texture; Film Grain)
Dry Brush (Filter; Texture; Dry Brush)
Resultado
Mexendo nas Cores
Você pode mexer nas cores do seu job para deixá-lo mais quente, mais frio, mais atraente etc. E para fazê-lo, é bem simples:
- Vá naquela bola metade branca e metade preta de novo, e escolha a opção Selective Color. Note que há uma caixa de colors e, ao clicar nela, várias outras cores aparecem. Clique em uma cor de seu interesse e mude sua intensidade, fazendo tudo sempre ao seu gosto, viu?! =D
Resultado (antes e depois, respectivamente)
OBS: No job acima, usei o Selective Color para aumentar a intensidade da cor preta e dar um pouco mais de brilho para o job =)
Foco
Uma coisa legal de se fazer é dar um foco de iluminação ao seu job. Essa parte, infelizmente, é uma das partes mais complicadas de se aprender. Pq nem sempre o efeito utilizado fica legal. Uma outra coisa que tem de se ver atentamente, é de onde a luz parece vir e lá colocar o seu foco. Como isso varia de imagem para imagem, de job para job, não há algo que eu possa ensiná-los que irá funcionar 100% das vezes >/
- Vamos usar de exemplo esse job aqui:
- Note que há sombras na região do pescoço, ombros e um pouco no canto inferior esquerdo do rosto dela. Isso só indica que a luz vem de cima e do lado direito - se eu não me engano, claro OUAWHEAW XD. Sendo assim, vamos lá: Dê apply image (ctrl+alt+shift+e), vá em Filter; Render; Lighting Effects. Ao lado de Light Type, mude para Omni e ajuste o tamanho da bola de luz para um de seu gosto. Agora, arraste (segurando na bolinha branca do meio) para o local de onde a luz vem e dê OK. Para finalizar, mude a opacidade da camada para mais ou 32%~40% e você poderá perceber que agora seu job tem um foco de luz =D
Resultado
Conseguem perceber a diferença de antes para depois? Dá pra perceber que na região da cabeça dela, agora, tá mais iluminado/focado. Mas lembre-se, antes de fazer essa etapa, procure descobrir de onde vem a luz, viu? u_u
Algumas C4Ds e Texturas
Tava conversando com o Val sobre alguns efeitos que eu costumo usar nos meus jobs e ele pediu para que eu postasse algumas aqui. Aí com isso, decidi fazer um arquivo com algumas que eu costumo usar bastante. Espero que gostem.
OBS: Se tiver vírus a culpa não é minha D:
- C4Ds e Texturas - Download
Então, pessoal, por enquanto é isso. Espero que o tutorial possa ajudar aqueles que pretendem começar a mexer no photoshop e que vcs/eles consigam fazer jobs muito fodasQualquer dúvida, como já falei, é só postar aqui e nós, Designers, responderemos na medida do possível.
E ah, por favor, desabilitem as assinaturas aqui senão vai ficar tenso pra carregar ;-;
Boa Sorte a todos =)
Att. Tsuruga.
gostei muito desse tuto , espero que ajude a alguns. (comentem )
Loki Shiro- Morador
-
Número de Mensagens : 27
Nº : 3460
Registro do Ninja
Clã:
Chakra Elemental:
Rank Ninja: Estudante da Academia
Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )
Ótimo, mas alguém pode traduzir isso, porque meu Photoshop é em Português ai eu me lasco em Tutoriais.
Besserk- Samurái
-
Número de Mensagens : 9775
Nº : 2276
Registro do Ninja
Clã: Inuzuka
Chakra Elemental: Fuuton (Vento)
Rank Ninja: Chuunin
Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )
Gostaria de saber por que meu tutorial foi publicado neste fórum sem minha permissão =) Eu normalmente não ligo pra essas bobeiras, desde que me peçam permissão... o que não foi o caso.
Tsuruga- Ativo
-
Número de Mensagens : 2
Nº : 0
Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )
cara, Relaxa pow, ele até colocou seu nome ali dizendo que os creditos era seu manoo. aff vey .
Yamato- Morador
-
Número de Mensagens : 66
Nº : 3119
Registro do Ninja
Clã: Senju
Chakra Elemental: Suiton (Água)
Rank Ninja: Gennin
Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )
De qualquer forma,bom tuto Tsu *-*
Apesar do meu PS tar em PT dá para entender o que é o que,vai ajudar eu pra fazer alguma coisa õ/
Apesar do meu PS tar em PT dá para entender o que é o que,vai ajudar eu pra fazer alguma coisa õ/
Louise-chan- Senhor Feudal
-
Número de Mensagens : 14267
Nº : 505
Registro do Ninja
Clã: Uzumaki
Chakra Elemental: Doton (Terra)
Rank Ninja: Chuunin
Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )
Colocou os créditos só que sequer falou comigo ._. Isso foi... desagradável. Mas tá ok, contanto que ajude. Boa sorte pra quem for usar~
Tsuruga- Ativo
-
Número de Mensagens : 2
Nº : 0
Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )
Naruto não e Corinthians ele e flamengo
Samuel AMV- Ativo
-
Número de Mensagens : 1
Nº : 0
Re: Tutorial Iniciante no Photoshop | Tsuruga ( one pice rpg )
Muito bom o tuto!Agora sei mais macetes do PS!Quem quiser que poste tutos do Paint,podem falar comigo por MP.
Ushio Hisashi- Shinobi
-
Número de Mensagens : 1210
Nº : 1648
Registro do Ninja
Clã: Kaguya
Chakra Elemental: Fuuton (Vento)
Rank Ninja: Gennin
Tópicos semelhantes
» [Vídeo-Tutorial] Sign Modelada - Nível Iniciante
» [Tutorial] Ferramentas do Photoshop - By Mike
» Photoshop CS3
» Ferramentas do Photoshop
» [Tutorial] BG Gimp
» [Tutorial] Ferramentas do Photoshop - By Mike
» Photoshop CS3
» Ferramentas do Photoshop
» [Tutorial] BG Gimp
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|